Notice: A função wp_enqueue_script foi chamada incorretamente. Scripts e estilos não devem ser registrados ou enfileirados até os ganchos wp_enqueue_scripts, admin_enqueue_scripts ou login_enqueue_scripts. Este aviso foi ativado pelo manipulador nfd_wpnavbar_setting. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.3.0.) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php on line 6078

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/functions.php:6078) in /home2/filos051/public_html/cma/index/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":405,"date":"2020-05-07T19:19:29","date_gmt":"2020-05-07T19:19:29","guid":{"rendered":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/?p=405"},"modified":"2020-05-07T19:40:52","modified_gmt":"2020-05-07T19:40:52","slug":"sobre-o-dia-internacional-das-mulheres-08-de-marco","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/2020\/05\/07\/sobre-o-dia-internacional-das-mulheres-08-de-marco\/","title":{"rendered":"Sobre o dia internacional das mulheres- 08 de mar\u00e7o."},"content":{"rendered":"\n

<\/p>\n\n\n\n

Essa data n\u00e3o abrange todos os pa\u00edses do mundo, por essa raz\u00e3o acredito eu que n\u00e3o poderia ser considerada \u201cinternacional\u201d. Essa n\u00e3o \u00e9 apenas um dos motivos da disc\u00f3rdia no que diz respeito a data. Uma outra quest\u00e3o \u00e9 a causa pelo qual se comemora. Vejamos:<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 quem diz que, entre o final do s\u00e9culo XIX e o in\u00edcio do s\u00e9culo XX nos Estados Unidos e na Europa, a l\u00edder socialista alem\u00e3 Clara Zetkin foi quem teve a ideia de criar o Dia da Mulher em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Confer\u00eancia Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga. Tendo como objetivo no contexto das lutas feministas, melhorar as condi\u00e7\u00f5es de vida e trabalho e pelo direito de voto.  Em alguns documentos conta-se que o dia 8 de mar\u00e7o \u00e9 a data que marca a ocorr\u00eancia de grandes inc\u00eandios em f\u00e1bricas e matou 146 trabalhadores. O mais conhecido desses incidentes \u00e9 o inc\u00eandio na f\u00e1brica da Triangle Shirtwaist, que realmente ocorreu, em 25 de mar\u00e7o de 1911, \u00e0s 5 horas da tarde. 125 mulheres e 21 homens. A f\u00e1brica empregava 600 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes, judias e italianas, com idade entre 13 e 23 anos. <\/p>\n\n\n\n

\"\"
Copenhague, 1910. VIII Congresso da Internacional Socialista: na frente, Alexandra Kollontai e Clara Zetkin. <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

A\nacad\u00eamica Eva Blay ressalta que “o processo de institui\u00e7\u00e3o de um Dia\nInternacional da Mulher j\u00e1 vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e\neurop\u00e9ias desde algum tempo antes e foi ratificado com a proposta de Clara\nZetkin.<\/p>\n\n\n\n

Por\noutro lado, a historiadora espanhola Ana Isabel \u00c1lvarez Gonz\u00e1lez confirma que o\ninc\u00eandio da Triangle realmente ocorreu em 1911, no dia 25 de mar\u00e7o – e n\u00e3o no\ndia 8, lembrando que 8 de mar\u00e7o de 1911 foi um domingo, data improv\u00e1vel para a\ndeflagra\u00e7\u00e3o de uma greve. Em 1955, Liliane Kandel e Fran\u00e7oise Picq escreveram, que\nn\u00e3o h\u00e1 ind\u00edcios de que tenha ocorrido e, pois, essas vers\u00f5es parecem ter sido\ncriadas pela Union des Femmes Fran\u00e7aises, que tinham como finalidade converter\na comemora\u00e7\u00e3o do Dia da Mulher em uma esp\u00e9cie de Dia das M\u00e3es, algo o que n\u00e3o\nenquadra de qualquer sentido de luta feminina, tal qual se tornara na URSS e\nnos pa\u00edses do bloco sovi\u00e9tico. (BLAY, 2001).<\/p>\n\n\n\n

Existem ainda v\u00e1rias vers\u00f5es, mas a mais contada \u00e9 a do inc\u00eandio. Na Guin\u00e9 Bissau o dia internacional das mulheres- 8 de mar\u00e7o \u00e9 comemorado com jogos organizados pelas mulheres de diferentes idades com o costume de dar aos homens a responsabilidade de cuidarem da casa, preparam o almo\u00e7o, entre outros afazeres ditos \u201ctrabalhos das mulheres\u201d. <\/p>\n\n\n\n

Gostaria\nde lembrar que na Guin\u00e9-Bissau a maioria da popula\u00e7\u00e3o s\u00e3o mulheres. Por\u00e9m s\u00e3o\nelas que ocupam lugares de baixo n\u00edvel e fazem trabalhos com poucos benef\u00edcios.\nSm contar com a grande responsabilidade que elas carregam de educar os filhos e\ncuidar da casa. <\/p>\n\n\n\n

Por\nincr\u00edvel que pare\u00e7a, os homens acreditam que as mulheres s\u00f3 t\u00eam direito de\nabdicarem dos seus \u201ctrabalhos\u201d apenas no dia 8 de mar\u00e7o e que apenas nesse dia\nque eles (homens) podem limpar a casa, fazer o almo\u00e7o, dar banho nos filhos\/as,\nfazer compras etc. <\/p>\n\n\n\n

Entre\nv\u00e1rias vers\u00f5es vistas e escritas sobre o motivo pelo qual essa data surgiu, em\nnenhum deles se justifica que as mulheres reivindicavam um dia de folga em 365\nou 366 dias do ano. O que quer dizer que o dia da mulher \u00e9 todo dia. Que as\nmulheres n\u00e3o nascem para cuidarem do lar, do marido, da comida etc… elas\npodem desca\u00e7ar em qualquer dia e se cansar com as papeladas no gabinete, com a\nmontes de provas para corrigir, tentando sancionar um caso do seu cliente. Ou\nseja, ela pode cansar como professora, advogada, ju\u00edza, secretaria, entre outras\nfun\u00e7\u00f5es ocupadas pelos homens e negadas \u00e0s mulheres.<\/p>\n\n\n\n

8\nde mar\u00e7o n\u00e3o \u00e9 uma data comemorativa. Mas sim uma data que nos lembra que\nprecisamos lutar para ter nossos espa\u00e7os, ocupar lugares de privil\u00e9gios, ser respeitada,\nser livres, ter nossos direitos dentro e fora das nossas casas.<\/p>\n\n\n\n

Na\nGuin\u00e9-Bissau a participa\u00e7\u00e3o que as mulheres t\u00eam na sociedade \u00e9 de muita\nrelev\u00e2ncia. O n\u00famero de filhos e filhas criadas apenas pelas m\u00e3es \u00e9 bastante\nconsider\u00e1vel. O que significa que elas s\u00e3o a base da educa\u00e7\u00e3o dos filhos\/as.<\/p>\n\n\n\n

No\nque diz respeito a pol\u00edtica, sabe-se que as mulheres desde o per\u00edodo colonial\ntiveram uma contribui\u00e7\u00e3o importante na luta armada e na alfabetiza\u00e7\u00e3o.\nAtualmente nota-se mais engajamento das mulheres na pol\u00edtica. Vale ressaltar\nque essa participa\u00e7\u00e3o tem dado resultados bastante positivos. <\/p>\n\n\n\n

Gra\u00e7as\na luta e o empenho das mulheres, a sociedade guineense tem alimentado, pois s\u00e3o\nelas que trabalham nas produ\u00e7\u00f5es dos alimentos. A agricultura e o com\u00e9rcio t\u00eam\nfuncionado gra\u00e7as a essas guerreiras, m\u00e3es, educadoras.<\/p>\n\n\n\n

Para finalizar, gostaria de lembrar mais uma vez que o dia 8 de mar\u00e7o n\u00e3o \u00e9 o dia para as mulheres descansarem. Mas sim \u00e9 mais um dia para relembrar o porqu\u00ea lutamos e pra o que lutamos. \u00c9 mais um dia para dizer eu mere\u00e7o estar onde os homens est\u00e3o, mere\u00e7o ser respeitada, mere\u00e7o ser livre, mere\u00e7o ser valorizada, tenho direito \u00e0 escola, \u00e0 voto, \u00e0 um sal\u00e1rio e emprego digno.<\/p>\n\n\n\n

Por: CATIA MANUEL<\/p>\n\n\n\n

REFERENCIAS:<\/p>\n\n\n\n

https:\/\/pt.wikipedia.org\/wiki\/Dia_Internacional_da_Mulher<\/a> visto\nem 09\/03\/20.<\/p>\n\n\n\n

Blay,<\/a> Eva Alterman (2001). \u00ab8\nde mar\u00e7o: conquistas e controv\u00e9rsias\u00bb. Florian\u00f3polis. Revista Estudos\nFeministas. 9 (2). ISSN 1806-9584. doi:10.1590\/S0104-026X2001000200016.\nConsultado em 7 de mar\u00e7o de 2018.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Essa data n\u00e3o abrange todos os pa\u00edses do mundo, por essa raz\u00e3o acredito eu que n\u00e3o poderia ser considerada \u201cinternacional\u201d. Essa n\u00e3o \u00e9 apenas um […]<\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":1,"featured_media":407,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"nf_dc_page":"","om_disable_all_campaigns":false,"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"jetpack_post_was_ever_published":false,"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":false,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[1],"tags":[],"jetpack_publicize_connections":[],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/i0.wp.com\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/wp-content\/uploads\/2020\/05\/2635ea1a-29b7-4420-b366-da8aeaf9b079.jpg?fit=720%2C1280","jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_shortlink":"https:\/\/wp.me\/p91dmR-6x","_links":{"self":[{"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/405"}],"collection":[{"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=405"}],"version-history":[{"count":15,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/405\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":422,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/405\/revisions\/422"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/media\/407"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=405"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=405"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/cma.filosofiapop.com.br\/index\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=405"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}