31 de Julho: DIA DA MULHER AFRICANA

As comemorações alusivas ao dia da Mulher Africana realizam-se todos os anos no dia 31 de Julho. Data instituída em 1962 durante a conferência das Mulheres Africanas, em Dar-Es-Salaam (Tanzânia), na mesma conferência foi criada a organização Pan-africanistas das Mulheres. Há 56 anos o continente africano celebra o Dia da Mulher Africana e, é neste âmbito que o Coletivo de Mulheres Africanas (CMA), organizou a III Jornada de Mulheres Africanas sob o lema: “Desafios e Perspectivas das Mulheres Africanas na Diáspora”.

Durante os dias 30 e 31 de Julho, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês na Bahia, ocorreu uma série de atividades para celebrar e reforçar a importância dessa data para o continente, principalmente para as mulheres africanas tanto as que vivem no continente e as que residem na diáspora.

Pautou-se mais uma vez sobre a necessidade de desconstruir os estereótipos existentes sobre a mulher africana. E, reforçou-se a importância e a urgência da mesma, em assumir seu lugar de protagonista no seio da sociedade e não se deixar calar diante das tentativas de silenciamento que a sociedade impõe.

VIVA MULHER AFRICANA!

Sobre cmaeditor1 6 Artigos
“Escolher escrever é rejeitar o silêncio”. Chimamanda Ngozi Adichie

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*