27 de Março: Dia da Mulher cabo-verdiana

No dia 27 de Março comemora-se o dia da mulher cabo-verdiana, pois foi nessa data que se deu a criação da primeira Organização das Mulheres de Cabo Verde – OMCV fundada em 1981, cuja finalidade era dar voz as mulheres cabo-verdianas, auxiliando nas mudanças sociais necessárias e, no empoderamento das mulheres.

Em comemoração data as mulheres cabo-verdianas, docente e discentes presentes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB em parceria com o Coletivo das Mulheres Africanas-CMA, realizaram a palestra sob o lema: O Protagonismo Social da Mulher cabo-verdiana. Escolheu-se esse lema pois, é importante que nós mulheres tenhamos a consciência de que devemos e podemos desempenhar nosso papel enquanto protagonista social e traçar nossa trajetória de forma a alcançar esse protagonismo, uma vez que durante séculos esse protagonismo era e, ainda hoje continua sendo atribuído na sua maioria aos homens, por isso nós enquanto mulheres negras e africanas temos que reivindicar nosso lugar enquanto protagonista nas mais variadas reas da sociedade.

Que o lema proposto sirva de reflexão para todas nós enquanto mulheres, independente da nacionalidade para, que possamos refletir em nossos papeis enquanto protagonistas e potenciais agentes de transformação da sociedade a qual pertencemos.

Sobre cmaeditor1 6 Artigos
“Escolher escrever é rejeitar o silêncio”. Chimamanda Ngozi Adichie

1 Comentário

  1. parabéns mulheres cabo-verdianas do nosso coletivo , e todas espalhadas no mundo !
    Na palestra de ontem, as palestrantes desenvolveram o tema de maneira clara. por isso, o evento foi muito enriquecedor.”podemos falar por nós mesmas”!
    obrigada!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*