Homenagem às Mulheres Santomense: 19 de Setembro

Credito:José Maria Cardoso

No dia 19 de Setembro comemora-se o dia das mulheres santomense, pois foi nesse dia do ano de 1974 que as mulheres santomenses vestidas de preto, saíram para a rua numa manifestação contra o sistema colonial opressor, para reivindicar a independência do país, a manifestação teve fim em frente ao palácio do governador português.

Resultado de imagem para marcha de mulheres santomense em 1974

Desde sempre as mulheres estiveram na frente da luta da libertação nacional e empoderamento da mulher santomense. A data serve como reflexão de que as mulheres sempre tiveram e continuarão a fazer parte da história, é também uma data para pensar no papel da mulher na sociedade, nos mais variados papéis que ela desempenha.

Resultado de imagem para alda espirito santos

Atualmente as mulheres santomenses não se limitam apenas no espaço privado também estão no espaço público, pois são: engenheiras, enfermeiras, professoras, deputadas, militares, escritoras, cantoras, enfim elas estão onde querem estar. Ocupando cada vez mais lugares antes considerados inalcançáveis pelo gênero feminino.

No âmbito da comemoração da data que o Coletivo das Mulheres Africanas- CMA, entendendo a importância da emancipação e da solidariedade entre as mulheres, sendo que a luta individual de cada mulher é uma luta coletiva de todas mulheres africanas, por isso homenageamos todas as mulheres residentes em São Tomé e Príncipe e na diáspora e, principalmente as nossas ‘’ manas’’ residentes em São Francisco do Conde-Bahia.

Que esta data sirva de reflexão para todas as mulheres em especial as santomenses, para repensar nos variados problemas que ainda persistem e impedem a total emancipação da mulher santomense.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*